jump to navigation

“O que significa isso de comunicação horizontal e vertical?” julho 12, 2007

Posted by Ezequiel Vieira in comunidade virtual.
trackback

Como aprendiz de comunicador viral, espalhei por email e fui postar o link para os slides que apresentei na aula de Opinião Pública em algumas comunidades do orkut.

De uma ou duas não obtive nenhum acesso, de outras vieram algumas visitas e da comunidade Cibercultura além de visitas, por lá mesmo, algumas pessoas comentaram.

- Eis as postagens por lá até agora:

Barba: O que significa isso de comunicação horizontal e vertical?

Henrique: Acho é isso. Vertical é mídia um-muitos, mídia irradiada ou Internet com estrutura servidor-cliente; onde alguém tem o monopólio da fala e pode falar sem receber resposta direta. Horizontal é Internet P2P, muitos-muitos, comunidades virtuais, blogs, redes sociais, web 2.0, etc..

PaPai Menudo: O nome já diz tudo: vertical é de cima pra baixo. Um ponto IMPONDO seu ponto de vista e suas “verdades” sobre os de baixo. Horizontal não existe uma supremacia das informações e da verdade, pois todos compartilham opiniões diversas, pontos de vista diferentes sobre a realidade, ninguém IMPONDO “verdades” a ninguém, mas compartilhando pontos de vista e até mesmo “abrindo a mente” dos demais às verdades escondidas, as mentiras e manipulações da mídia e do sistema.

O vertical é a figuração do fascismo, da ditadura, do nazismo, do totalitarismo, do neo-liberal (opinião única)

O horizontal é a vitória da democracia e dos direitos democráticos (expressão).

A burguesia e o impeirialismo tentam impor e só aceitam a verticalização da informação, para controle mental e filosófico dos seres humanos, fazendo-os gado.

Não interessa à esses a horizontalização do pensamento. Por isso a burguesia, e seus apócrifos, a mídia e os políticos, estão em guerra franca contra a internet e a democracia plena que ela representa (visto o projeto do “”senador”” Azeredo).

Romulo: Maneiro como você declara que o horizontal é naturalmente bom e o vertical naturalmente ruim.

Ezequiel: Acredito que já foi muito bem explicado mas vamos lá

Comunicação horizontal é a possibilidade que se estabelece de pessoas comunicarem e poderem dizer o q quiserem entre si.

Montei os slides e postei o link por aqui. Vc veio e quis tirar dúvidas sobre o conceito que fundamentou a apresentação. Nas versões de suportes ou mídias anteriores nao havia hipótese disso acontecer.

A comunicação era unidirecional e nao se podia questionar a quem fez determinada coisa o porquê daquilo – da mesma forma que fiz vc tb pode fazer. Neste caso, basta querer.

Agora, em última instância, vc mesmo pode montar o seu próprio sistema de comunicação – eis aí os blogs e seus derivados, mídias p2p etc. É a comunicação q qualquer pode fazer sem intermédio de alguém e com possibilidade de se estabelecer interativiadade com quem te acessa

Barba: Esses conceitos me lembram muito “A Catedral e o Bazar“, em outra esfera.

Barba: “A terminologia usada no ensaio tem sido extendida para descrever outro tipo de projetos e não somente software. A Wikipédia é um projeto que implementa o modelo do Bazar, enquanto a Nupedia e a Enciclopédia Britannica são projetos que usam o modelo da Catedral.”

Inclusive, não existiria Firefox baseado no Netscape sem isso.

Homo Cordialis: O orkut poderia ser encarado como um multi blog
Principalmente nas comunidades de política se percebe isso.

Os que iniciam tópicos fazem observações sobre assuntos correntes, reproduzem notícias ou fazem análises.

Em seguida vem uma enxurrada de comentários e discussões.

Como já se conhecem as tendências de cada participante, seu “estilo”, etc, costuma-se frequentar os blogs-tópicos alheios e comentar em confronto ou apoio a eles nos mesmos.

Romulo

Como muito bem disse o Ezequiel, você pode perfeitamente abrir seu blog e iniciar uma hierarquia vertical a partir daí. Da mesma forma a abertura de um tópico coloca verticalmente o tema a ser comentado.

A verticalização e a horizontalização são inerentes um ao outro, visto que verticalmente se coloca um tema para debate entre os demais.

A diferença é que a realimentação era feita pela seção de cartas de uma revista e a discussão entre os presentes na sala de estar.

Se por um lado a horizontalidade de expandiu, por outro a verticalidade continua presente e foi expandida também, com um número infinitamente maior de indivíduos propondo conteúdos e temas.

About these ads

Comentários»

1. Seminário - a virtualidade da comunicação horizontal « Polimidia - julho 25, 2007

[...] 12/07 – “O que significa isso de comunicação horizontal e vertical?” [...]

2. kelly - julho 30, 2007

O q significa comunidade do orkut…

3. ----- - julho 30, 2007

E pq tem uma colega q quer saber mais eu naum sei explicar direito

4. Resenha - Periodismo Ciudadano: Ruido y Nuances « Polimidia - outubro 8, 2007

[...] estocada, não mais estaria restrito a um seleto grupo que detém o monopólio da fala – acesse mais na postagem “O que é isso de comunicação horizontal e [...]

5. Marcelo - agosto 20, 2008

A comunicação vertical (de cima para baixo, ou seja, da direção para os funcionários) é autoritária, restrita às ordens de trabalho, no âmbito interno, e às pesquisas de opinião, no âmbito externo. Ainda hoje, muitas empresas agem da mesma forma.
A comunicação horizontal, envolve, igualmente, a todos as pessoas de um círculo, de maneira transparente e aberta, sendo imprescindível à produção e ao crescimento institucional.

6. amanda - fevereiro 23, 2010

eu achooo isso td errado

7. amanda - fevereiro 23, 2010

pq vcs tem q procurar isso bem na net

8. nathalyn aparecida ferreira dos santos - abril 18, 2014

nada disso que vocês escreveram

9. nathalyn aparecida ferreira dos santos - abril 18, 2014

A comunicação horizontal ou lateral é aquela que ocorre entre colaboradores de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, ou entre quaisquer pessoas de hierarquia equivalente dentro de uma organização. Este tipo de comunicação é utilizado para coordenar problemas, troca de informações, conselhos e feedback, e visa proporcionar um canal direto de comunicação para os que, fora da cadeia de comando, consigam rápida coordenação e cooperação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: